terça-feira, 7 de julho de 2015

Pereira Parobé: a praça que virou terminal de ônibus

Como comentado no post anterior, a necessidade de ter um ponto comercial no centro de Porto Alegre ainda no século XIX, proporcionou a construção do Mercado Público de Porto Alegre às margens do Guaíba, já que o transporte da época se dava principalmente pelas águas, ligando a capital às demais cidades.


No local onde hoje é o Terminal Pereira Parobé havia uma doca, que facilitava a aproximação dos barcos ao Mercado Público, que pode ser visto na imagem acima (o Mercado ainda está sem o segundo andar, sendo possível visualizar uma torre na esquerda).
Imagem de 1898:



Com os aterros sendo realizados na zona central de Porto Alegre, a paisagem do local sofreu várias transformações. Uma delas foi a criação de uma praça arborizada em 1919 e, seis anos depois serviu de terminal para os bondes, sendo nomeada Praça Pereira Parobé (em 1935 foi criado o terminal na Praça Quinze).





O chafariz existente na praça foi deslocado para o Parque Farroupilha (Redenção) em 1941, após a enchente que danificou o local.



Com o fim da praça, o local se tornou um estacionamento e, depois, um terminal de ônibus, função que desempenha até hoje.












Um comentário:

  1. A antepenultima foto não é da Praça Parobé, é do atual Largo Glênio Peres - veja o Palácio do Comercio. É de 1975 ou 76 essa foto.

    ResponderExcluir